A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE REABILITAÇÃO DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI

Autores

  • Helen Cris Cosme de Carvalho UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.14210/rdp.v5n2.p131-145

Palavras-chave:

Educação, reabilitação, adolescente em conflito com a lei.

Resumo

Este artigo tem por escopo analisar a educação como instrumento de reabilitação dos adolescentes em conflito com a lei. Destarte, estabeleceu-se como objetivo central refletir sobre a demanda educacional que os adolescentes submetidos à medida sócio-educativa de internação apresentam ao Estado, à luz do que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente. Para alcançar tal objetivo, a pesquisa foi realizada através de um levantamento bibliográfico, estruturada em dois momentos. Em primeiro lugar, foi realizado um estudo sobre as características da adolescência, chamada adolescência normal, e, a influência exercida pelo meio na formação destes pequenos cidadãos. No segundo momento, analisou-se a previsão legal estabelecida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, observando, também a importância da educação em prol da reabilitação e reinserção social dos adolescentes em conflito com a lei. A metodologia aplicada no decurso desta pesquisa foi a lógica indutiva, as técnicas da Categoria, do Conceito Operacional, do Referente e do fichamento. Diante disto, pode-se observar que, a “aplicação da medida sócioeducativa é o momento de chamar o adolescente à transformação e à responsabilidade de ser o protagonista de sua própria história, com o apoio do Estado e a efetivação do Estatuto” .

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Como Citar

COSME DE CARVALHO, H. C. A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE REABILITAÇÃO DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI. Revista Eletrônica Direito e Política, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 131–145, 2014. DOI: 10.14210/rdp.v5n2.p131-145. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rdp/article/view/6108. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos