A INFLUÊNCIA DA CRISE NA ESCOLHA PELO CONSUMIDOR ENTRE AGÊNCIAS DE VIAGENS OU OPERADORES ON-LINE
Data de publicação: 06/07/2017
A crise que tem abalado as economias nos últimos anos despoletou nas pessoas novas formas de entendimento do seu quotidiano. Assiste-se ao surgimento de uma nova readaptação nas rotinas e de maneiras de estar na vida. Verifica-se, assim, o nascer de uma nova consciencialização de escolha nos hábitos diários. Esta nova percepção também se reflete em situações especiais da vida das pessoas, como é o caso da escolha das férias que, para muitas, é a despesa mais avultada do ano: quando, como e quanto podem despender para usufruir de uma semana de férias com a família. A metodologia utilizada neste estudo foi de caráter quantitativo, com base num questionário aplicado a estudantes em várias instituições de ensino superior em Portugal (pós-graduações e mestrados), tendo sido obtidos 412 inquéritos válidos. Tomando o caso dos estudantes, e através da implementação de um inquérito acerca da escolha do fornecedor turístico, pretende-se verificar em que medida a crise influencia a procura das pessoas pelas agências de viagens ou pelos serviços on-line. Este estudo procura, igualmente, perceber as diferenças no comportamento dos consumidores que recorrem, ou não, à Web quando pretendem viajar, quais as motivações pela procura de fornecedores on-line e respectiva aquisição de serviços e produtos turísticos, quais os tipos de produtos, quais as motivações pela procura de agências de viagens e correspondente grau de satisfação e lealdade. O estudo concluiu que, de forma geral, a crise econômica influenciou a escolha do consumidor por fornecedores on-line em detrimento das agências de viagens tradicionais. Verificaram-se, igualmente, diferenças nas motivações e nas caraterísticas mais valorizadas, consoante a procura de fornecedores on-line ou tradicionais.