• Resumo

    O PRECONCEITO CULTURAL NO TURISMO DO MERCOSUL

    Data de publicação:
    O estudo foi realizado com a intenção de verificar a existência ou não de preconceito idiomático nas relações entre turistas de fala hispânica e funcionários de frente em hotéis de Balneário Camboriú, SC. Havia indícios de que tal fenômeno poderia ocorrer, uma vez que a região é muito visitada por turistas dessa origem e também porque a semelhança entre as línguas portuguesa e espanhola permite um contato direto das partes sem mediação de tradutores, intérpretes, nem de outro idioma de ligação como o inglês. Foram entrevistados 128 turistas de origem hispânica e 50 funcionários de hotéis de Balneário Camboriú, no período de abril a agosto de 1999, utilizando – se um questionário em português para os prestadores de serviço e outro em espanhol para os turistas. As perguntas realizadas visavam aferir o nível de entendimento da língua estrangeira, a sensação que a falta de compreensão total passava aos usuários e os problemas que as pessoas enfrentavam nessas situações. Diante do resultado da análise, que mostrou a inexistência do preconceito idiomático, foi preciso explorar a possibilidade da existência de preconceito cultural, aplicando um questionário complementar no mesmo universo de prestadores de serviço hoteleiro. Esse instrumento buscou conhecer e avaliar a reação dos funcionários perante alguns costumes e comportamentos próprios dos turistas hispânicos. O resultado, também negativo, permitiu concluir que, no universo estudado, não há ocorrência significativa de preconceito idiomático nem cultural.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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