• Resumo

    Teoria ator-rede (TAR) como instrumento de pesquisa em turismo: buscando aproximações e contribuições

    Data de publicação: 20/12/2018
    O artigo apresenta as principais ideias da Teoria Ator-Rede (TAR) discutidas por seus fundadores e suas aplicações em pesquisas sobre turismo, visando despertar o interesse de pesquisadores brasileiros a respeito da temática, tendo em vista que a TAR tem o potencial de proporcionar novas formas de análise ao fenômeno turístico. Assim, para apresentar um breve panorama desses estudos, seleciona-se uma amostra de periódicos nacionais e internacionais por meio do CiteScore da Scopus e do estrato Qualis da CAPES, e dentro desses são feitas buscas nos títulos, resumos e palavras-chave pelas expressões Teoria Ator-Rede, translação, simetria generalizada e performatividade. A partir dessas buscas, é possível perceber que a quantidade de artigos internacionais é superior, assim como a variedade temática. As produções nos periódicos internacionais analisados não se encontram restritas a um grupo de autores específicos, no entanto, em termos geográficos, ainda estão associados a instituições europeias. Também se nota que a performatividade, tema mais frequente em periódicos internacionais, é associada a discussões sobre autenticidade, multiplicidade e processos de organização, enquanto que os artigos que se referem diretamente à TAR e à translação discutem especialmente a heterogeneidade do turismo.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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