• Resumo

    A PUBLICIDADE DO TURISMO NO CONTEXTO DA COMPETITIVIDADE

    Data de publicação:
    O setor do turismo vem experimentando uma série de ganhos qualitativos, sintonizados com a era da qualidade, que se implanta nos mercados de alta competitividade. O Brasil, como país emergente, apresenta esse quadro em certos nichos, justamente os que sustentam maior movimento de vendas e ampla participação nos seus respectivos segmentos. É o caso dos hotéis cinco estrelas do eixo Rio-São Paulo, ou então, das companhias aéreas nacionais. Seus clientes exigem qualidade nos serviços e atendimento diferenciado, caso contrário migram para outra empresa. Nesse ponto, a publicidade deve também estar presente, fazendo constar de suas propostas de comunicação atributos da qualidade de atendimento. Mas o que se verifica nos anúncios veiculados pelo setor do turismo é uma abordagem mais técnica e vendedora, destoante com uma postura de marketing no sentido de fidelizar clientes. Analisar essa situação seria um dos objetivos desse trabalho. O outro seria o de apresentar a Propaganda Cooperada como estratégia-chave para que alguns setores do turismo consigam aumentar mercados, uma vez que se encontram estagnados face a um engessamento mercadológico.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal