Apesar do crescente reconhecimento da importância da pesquisa sobre o comportamento do consumidor no âmbito do turismo, tanto por gestores, agentes do setor turístico quanto por órgãos governamentais, ainda persiste uma lacuna significativa na compreensão das motivações subjacentes aos turistas brasileiros. Este estudo tem como objetivo propor uma Escala de Motivação Turística (EMT) no contexto brasileiro. O processo investigativo incluiu uma revisão lexical meticulosa de estudos prévios, acessados por bases de dados nacionais e internacionais, a fim de estabelecer uma base sólida de motivações ligadas ao turismo. A EMT foi aplicada a uma amostra de 974 consumidores de turismo, sendo sujeita a procedimentos rígidos de validação, demonstrando sua integridade e confiabilidade com suas 15 variáveis distribuídas em três fatores distintos. A aplicação da EMT viabiliza a análise dos fatores impulsionadores do engajamento dos consumidores em atividades turísticas e na escolha de destinos, permitindo uma investigação detalhada das discrepâncias e identificação dos estímulos mais relevantes para o destino em foco.
Antić, A., Tomić, N., & Marković, S. B. (2022). Applying the Show Cave Assessment Model (SCAM) on cave tourism destinations in Serbia. International Journal of Geoheritage and Parks, 10(4), 616-634. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.ijgeop.2022.10.001
Baloglu, S., & McCleary, K. W. (1999). A model of destination image formation. Annals of Tourism Research, 26(4), 868-897. https://doi.org/10.1016/s0160-7383(99)00030-4
Bartolucci, F., Bacci, S., & Gnaldi, M. (2015). Statistical analysis of questionnaires: a unified approach based on R and Stata (V. 34). CRC Press.
Beard, J. G., & Ragheb, M. G. (1983). Measuring leisure motivation. Journal of leisure research, 15(3), 219.
Boswijk, A., Thijssen, T., & Peelen, E. (2007). The experience economy: A new perspective. Pearson Education.
Byrne, B. M. (2013). Structural equation modeling with AMOS: Basic concepts, applications, and programming. Routledge.
Caber, M., & Albayrak, T. (2016). Push or pull? Identifying rock climbing tourists' motivations. Tourism Management, 55, 74-84. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2016.02.003
Chen, G., Fung So, K. K., Poomchaisuwan, M., & Hu, X. (2020). Examining affection-based travel: Development and validation of a measurement scale for honeymooners’ motivation. Journal of Destination Marketing & Management, 17, 100452. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2020.100452
Chen, Z., Suntikul, W., & King, B. (2020). Research on tourism experiencescapes: the journey from art to science [Article]. Current Issues in Tourism, 23(11), 1407-1425. https://doi.org/10.1080/13683500.2019.1616679
COSTA, F. d. (2011). Mensuração e desenvolvimento de escalas: aplicações em administração. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna.
Crompton, J. L. (1979). Motivations for pleasure vacation. Annals of tourism research, 6(4), 408-424.
Crompton, J. L., & McKay, S. L. (1997). Motives of visitors attending festival events. Annals of Tourism Research, 24(2), 425-439. https://doi.org/10.1016/s0160-7383(97)80010-2
Dai, Y.-Y., Shie, A.-J., Chu, J.-H., & Wu, Y.-C. J. (2022). Low-Carbon Travel Motivation and Constraint: Scales Development and Validation. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(9), 5123.
Fakfare, P., Talawanich, S., & Wattanacharoensil, W. (2020). A scale development and validation on domestic tourists’ motivation: the case of second-tier tourism destinations [Article]. Asia Pacific Journal of Tourism Research, 25(5), 489-504. https://doi.org/10.1080/10941665.2020.1745855
Ferreira, A. M. M. (2013). As motivações e satisfação dos turistas presentes em Guimarães CEC 2012 Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu.
Field, A., Miles, J., & Field, Z. (2012). Discovering Statistics Using R. Sage.
Fodness, D. (1994). Measuring tourist motivation. Annals of Tourism Research, 21(3), 555-581. https://doi.org/10.1016/0160-7383(94)90120-1
Fornell, C., & Larcker, D. F. (1981). Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of marketing research, 39-50.
Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados. Bookman. Porto Alegre, 6. Ed.
Ho, R. (2013). Handbook of Univariate and Multivariate Data Analysis with IBM SPSS, Second Edition. CRC Press.
Hosany, S., Buzova, D., & Sanz-Blas, S. (2020). The influence of place attachment, ad-evoked positive affect, and motivation on intention to visit: Imagination proclivity as a moderator. Journal of Travel Research, 59(3), 477-495.
Hosseini, S., Cortes Macias, R., & Almeida Garcia, F. (2023). Memorable tourism experience research: a systematic review of the literature [Article]. Tourism Recreation Research, 48(3), 465-479. https://doi.org/10.1080/02508281.2021.1922206
Hsu, C. H. C., & Li, M. (2017). Development of a cruise motivation scale for emerging markets in Asia [https://doi.org/10.1002/jtr.2140]. International Journal of Tourism Research, 19(6), 682-692. https://doi.org/https://doi.org/10.1002/jtr.2140
Huang, S., & Hsu, C. H. C. (2009). Effects of Travel Motivation, Past Experience, Perceived Constraint, and Attitude on Revisit Intention. Journal of Travel Research, 48(1), 29-44. https://doi.org/10.1177/0047287508328793
Hung, K., & Petrick, J. F. (2011). Why do you cruise? Exploring the motivations for taking cruise holidays, and the construction of a cruising motivation scale. Tourism Management, 32(2), 386-393.
IBGE. (2016). População Economicamente Ativa - PEA. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Retrieved 05.09.2016 from
Iso-Ahola, S. E. (1982). Toward a social psychological theory of tourism motivation: A rejoinder [Article]. Annals of Tourism Research, 9(2), 256-262. https://doi.org/10.1016/0160-7383(82)90049-4
Jang, S., Bai, B., Hu, C., & Wu, C.-M. E. (2009). Affect, travel motivation, and travel intention: A senior market. Journal of Hospitality & Tourism Research, 33(1), 51-73. https://doi.org/10.1177/1096348008329666
Jang, S. C., & Wu, C. M. E. (2006). Seniors' travel motivation and the influential factors: An examination of Taiwanese seniors. Tourism Management, 27(2), 306-316. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2004.11.006
Kessler, D., Lee, J.-H., & Whittingham, N. (2020). The wellness tourist motivation scale: a new statistical tool for measuring wellness tourist motivation. International Journal of Spa and Wellness, 3(1), 24-39. https://doi.org/10.1080/24721735.2020.1849930
Kim, H., Borges, M. C., & Chon, J. (2006). Impacts of environmental values on tourism motivation: The case of FICA, Brazil. Tourism Management, 27(5), 957-967. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2005.09.007
Kim, S. S., & Prideaux, B. (2005). Marketing implications arising from a comparative study of international pleasure tourist motivations and other travel-related characteristics of visitors to Korea. Tourism Management, 26(3), 347-357.
Kim, Y. G., & Eves, A. (2012). Construction and validation of a scale to measure tourist motivation to consume local food. Tourism management, 33(6), 1458-1467.
Khalilzadeh, J., Kozak, M., & Del Chiappa, G. (2024). Tourism motivation: A complex adaptive system. Journal of Destination Marketing & Management, 31, 100861. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2024.100861
Kline, R. B. (2011). Principles and practice of structural equation modeling. Guilford press.
Kozak, M. (2002). Comparative analysis of tourist motivations by nationality and destinations. Tourism management, 23(3), 221-232.
Kuckertz, A., Brändle, L., Gaudig, A., Hinderer, S., Morales Reyes, C. A., Prochotta, A., . . . Berger, E. S. C. (2020). Startups in times of crisis – A rapid response to the COVID-19 pandemic [Article]. Journal of Business Venturing Insights, 13, Article e00169. https://doi.org/10.1016/j.jbvi.2020.e00169
Larsen, S. (2007). Aspects of a psychology of the tourist experience. Scandinavian Journal of Hospitality and Tourism, 7(1), 7-18. https://doi.org/10.1080/15022250701226014
Lee, C.-K., Lee, Y.-K., & Wicks, B. E. (2004). Segmentation of festival motivation by nationality and satisfaction. Tourism management, 25(1), 61-70.
Li, Y., Zhang, H., & Zhang, C. (2019). Scale development and validation of volunteer tourism motivation [Article]. Journal of Zhejiang University, Science Edition, 46(4), 482-492. https://doi.org/10.3785/j.issn.1008-9497.2019.04.015
Mak, A. H. N., Wong, K. K. F., & Chang, R. C. Y. (2009). Health or self-indulgence? The motivations and characteristics of spa-goers [https://doi.org/10.1002/jtr.703]. International Journal of Tourism Research, 11(2), 185-199. https://doi.org/https://doi.org/10.1002/jtr.703
MAROCO, J. (2010). Análise de equações estruturais: Fundamentos teóricos, software & aplicações. ReportNumber, Lda.
Marques, C. D. C. P. (2009). Motivações das viagens turísticas para regiões do interior: o caso do Douro. Tese de Doutorado (Doutorado em Gestão) Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, VilaReal, Portugal.
Mayers, A. (2013). Introduction to statistics and SPSS in psychology. Pearson.
Mehmetoglu, M. (2007). Typologising nature-based tourists by activity - Theoretical and practical implications. Tourism Management, 28(3), 651-660. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2006.02.006
Meyers, L. S., Gamst, G., & Guarino, A. J. (2012). Applied Multivariate Research: Design and Interpretation. SAGE Publications.
Neves, J., & Sarmento, M. (2006). O estudos das motivações turísticas dos seniores das universidades da terceira idade através de uma abordagem funcionalista. Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 111-124.
Park, D.-B., & Yoon, Y.-S. (2009). Segmentation by motivation in rural tourism: A Korean case study. Tourism Management, 30(1), 99-108. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2008.03.011
Peter, S., & Anandkumar, V. (2015). Travel motivation-based typology of tourists who visit a shopping festival An empirical study on the Dubai shopping festival. Journal of Vacation Marketing, 1356766715607587.
Prayag, G., & Lee, C. (2019). Tourist motivation and place attachment: the mediating effects of service interactions with hotel employees. Journal of Travel & Tourism Marketing, 36(1), 90-106. https://doi.org/10.1080/10548408.2018.1494087
Reis, P. (2012). Turismo de surf: segmentação pela motivação e escolha de um destino. Leiria: Instituto Politécnico de Leiria - Escola superior de Turismo e tecnologia do Mar.
Ribeiro, F. S. d. B. (2022). O perfil do consumidor turístico residente em Portugal: as alterações provocadas pelo contexto pandémico Escola Superior de Educação e Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Ryu, E., Hyun, S. S., & Shim, C. (2015). Creating New Relationships Through Tourism: A Qualitative Analysis of Tourist Motivations of Older Individuals in Japan. Journal of Travel & Tourism Marketing, 32(4), 325-338.
Solomon, M. R. (2016). O Comportamento do Consumidor - Comprando, Possuindo e Sendo (11ª Edição ed.). Bookman.
Sung, Y.-K., Chang, K.-C., & Sung, Y.-F. (2016). Market Segmentation of International Tourists Based on Motivation to Travel: A Case Study of Taiwan. Asia Pacific Journal of Tourism Research, 21(8), 862-882. https://doi.org/10.1080/10941665.2015.1080175
Swanson, K. K., & Horridge, P. E. (2006). Travel motivations as souvenir purchase indicators. Tourism Management, 27(4), 671-683.
Sweeney, J. C., & Brandon, C. (2006). Brand personality: Exploring the potential to move from factor analytical to circumplex models [Review]. Psychology and Marketing, 23(8), 639-663. https://doi.org/10.1002/mar.20122
Wang, C., Liu, J., Wei, L., & Zhang, T. (2020). Impact of tourist experience on memorability and authenticity: a study of creative tourism. Journal of Travel & Tourism Marketing, 37(1), 48-63. https://doi.org/10.1080/10548408.2020.1711846
Wang, W., Chen, J. S., & Huang, K. (2016). Religious Tourist Motivation in Buddhist Mountain: The Case from China. Asia Pacific Journal of Tourism Research, 21(1), 57-72. https://doi.org/10.1080/10941665.2015.1016443
Xu, J., & Chan, S. (2016). A new nature-based tourism motivation model: Testing the moderating effects of the push motivation [Article]. Tourism Management Perspectives, 18, 107-110. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2016.01.001
Xu, J. B., & Chan, S. (2016). A new nature-based tourism motivation model: Testing the moderating effects of the push motivation. Tourism Management Perspectives, 18, 107-110.
Yoon, Y., & Uysal, M. (2005). An examination of the effects of motivation and satisfaction on destination loyalty: a structural model. Tourism Management, 26(1), 45-56. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2003.08.016
Zatori, A., Smith, M. K., & Puczko, L. (2018). Experience-involvement, memorability and authenticity: The service provider's effect on tourist experience. Tourism Management, 67, 111-126.
Copyright (c) 2024 Turismo: Visão e Ação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.