• Resumo

    Informações de gestores dos restaurantes sobre critérios e ações relacionados à gestão da sustentabilidade em um roteiro turístico da Serra Gaúcha, Brasil

    Data de publicação: 03/01/2025

    Objetivo – O estudo tem como objetivo analisar o nível de importância de diferentes ações e critérios relacionados à gestão da sustentabilidade para gestores de restaurantes de um roteiro turístico da Serra Gaúcha (RS), Brasil.

    Desenho/metodologia/abordagem – A pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, utiliza-se da análise estatística descritiva. Como técnica de coleta de dados foi utilizada a entrevista. Foram realizadas entrevistas com gestores de restaurantes do roteiro.

    Resultados – Como principais resultados destacam-se a relevância das ações e dos critérios relacionados à sustentabilidade, considerando a dimensão ambiental e a adoção de inovações tecnológicas. Com menor importância, foram sinalizadas informações relacionadas à avaliação periódica para identificação do desempenho social, à certificação ambiental e à pesquisa de satisfação da comunidade local. Destaca-se a necessidade de fortalecimento de parcerias entre restaurantes, instituições de ensino, sindicatos de classe e empresas especializadas, no sentido de fortalecer a pesquisa e a capacitação sobre sustentabilidade na cadeia do turismo.

    Limitações/implicações da pesquisa – Como limitação da pesquisa, devido à coleta de dados centrar em um único roteiro turístico com sete restaurantes, os dados não podem ser generalizados. Porém, os resultados permitem identificar o nível de importância de diferentes critérios/ações de gestão da sustentabilidade, contribuindo para a formulação de indicadores de sustentabilidade.

    Implicações práticas – A pesquisa evidencia que os gestores de restaurantes consideram que a sustentabilidade está fortemente relacionada aos critérios ambientais. Por sua vez, os eixos social e econômico não são claramente percebidos, o que indica a possibilidade de realização de parcerias e de pesquisas para demonstrar a relevância para a gestão de estabelecimentos gastronômicos.

    Originalidade/valor – Este artigo contribui para o desenvolvimento e a consolidação da gestão para a sustentabilidade em serviços gastronômicos.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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