• Resumo

    Políticas públicas de acessibilidade em turismo no Brasil

    Data de publicação: 03/01/2025

    Objetivo – O objetivo principal desta pesquisa foi identificar e classificar as políticas públicas de acessibilidade em turismo no Brasil nos últimos 20 anos, desde a criação do Ministério do Turismo, no ano de 2003.

    Desenho/metodologia/abordagem – Foi utilizada uma abordagem qualitativa e exploratória, por meio de pesquisa bibliográfica e documental da política pública de acessibilidade em turismo. A pesquisa bibliográfica buscou conceitos sobre políticas públicas e sua relação com o turismo, utilizando artigos disponíveis em base de dados científicas. A pesquisa documental analisou os Planos Nacionais de Turismo de 2003 a 2022, destacando a implementação de produtos relacionados à inclusão e acessibilidade.

    Resultados – Identificação, análises qualitativas e crítica dos principais programas de acessibilidade em turismo implementados no Brasil. Apresentação de quadro-síntese com os principais programas e produtos de acessibilidade em turismo no Brasil e enfatizou a necessidade de envolver a sociedade, incluindo pessoas com deficiência, na formulação de políticas públicas multicêntricas visando a um turismo mais inclusivo e equitativo.

    Limitações/implicações da pesquisa – As limitações da pesquisa concentraram-se na multidimensionalidade das políticas públicas em turismo e acessibilidade do Brasil, as quais envolveram diversos contextos, momentos políticos e atores, considerando a sua formulação até a sua implementação.

    Implicações práticas – Implicações para os gestores de turismo, pessoas com deficiências usuárias ou não dos espaços de lazer e equipamentos turísticos.

    Originalidade/valor – Este artigo contribui para a área de pesquisa do turismo acessível através de uma reflexão crítica da efetividade da política pública atual, buscando indicar parâmetros na elaboração de um documento para gestores públicos e da iniciativa privada na elaboração de futuras políticas públicas e na sua efetiva aplicação.

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Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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