• Resumo

    Turismo de Intercâmbio: Antecedentes do Apego, Satisfação e Recomendação

    Data de publicação: 21/04/2025

    Objetivo – analisar o comportamento dos intercambistas para elucidar os elementos importantes relacionados ao apego ao local, à satisfação com a experiência vivida, além da posterior recomendação do intercâmbio.

    Desenho/metodologia/abordagem – Abordagem de métodos mistos, sendo qualitativo e quantitativo. A fase qualitativa foi através de entrevistas com intercambistas e da identificação de estudos sobre o tema. A etapa quantitativa foi através de um survey online, sendo os dados analisados estatisticamente com SPSS e SmartPLS.

    Resultados – Os atrativos do destino impactam o apego ao destino, incluindo opções de lazer e cultura. O apego é o que mais a influencia a satisfação; enquanto a satisfação exerce maior impacto na recomendação do local.

    Implicações práticas – Fornece evidências empíricas sobre os fatores que influenciam a experiência de intercâmbio, permitindo que gestores aprimorem suas estratégias.

    Originalidade/valor – Utiliza um modelo de mensuração robusto, contemplando análises de construtos reflexivos e formativos, o que agrega valor metodológico à pesquisa.

    Limitações da pesquisa – A fase qualitativa teve um número reduzido de entrevistados, atingindo a saturação rapidamente. Com isso, infere-se que o roteiro das entrevistas não tenha sido suficientemente detalhado.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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