• Resumo

    ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM TURISMO NO ESTADO DE SANTA CATARINA, BRASIL

    Data de publicação: 08/04/2011
    Entre os maiores desafios do governo brasileiro está a geração de emprego e renda. Estudos mostram que o empreendedorismo serve como base para acelerar a economia, em países em desenvolvimento. Assim, se entende que na formação acadêmica de cursos superiores deveriam constar conhecimentos sobre o empreendedorismo. Nesta perspectiva, se inclui a formação superior em turismo. Por meio de pesquisa exploratória, com método qualitativo, foi estudado o ensino do empreendedorismo em cursos de graduação em turismo, no estado de Santa Catarina. Coordenadores e professores que ministram disciplinas nesses cursos foram os respondentes. Os objetivos buscaram analisar as disciplinas quanto às ementas, conhecer o entendimento dos coordenadores e professores sobre a inclusão do enfoque do empreendedorismo na formação de turismólogos, e as tendências dos cursos de turismo. Os resultados apontam que dos 27 cursos estudados, 7 oferecem disciplinas de empreendedorismo. As ementas se voltam para o Empreendedorismo, de forma geral, e para o Plano de Negócios. Os coordenadores e professores entendem como importante o enfoque do empreendedorismo na construção de habilidades e competências desses acadêmicos como um diferencial competitivo para inclusão no mercado de trabalho. Entre as tendências dos cursos superiores de turismo revela-se a inclusão do empreendedorismo.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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