• Resumo

    O COMPORTAMENTO ALIMENTAR DO TURISTA E SUA SEGURANÇA NO CONSUMO DE MILHO VERDE E CHURROS À BEIRA-MAR

    Data de publicação: 08/11/2011
    Na dinâmica do turismo evidencia-se a preocupação com a qualidade do alimento e a consolidação da gastronomia como produto turístico. Ganham ênfase, nesse contexto, os significados atribuídos à comida e as práticas humanas de alimentação. Partindo desses pressupostos, realizou-se pesquisa para verificar as condições higiênico-sanitárias dos quiosques de churros e milho verde na Praia Central de Balneário Camboriú/SC e analisar o comportamento alimentar dos turistas consumidores desses alimentos. Desenvolveu-se um estudo de caso, com observações diretas e aplicação de um check-list higiênicosanitário, baseado na RDC 216/04 da Anvisa, para avaliar a estrutura física dos pontos de venda e o trabalho dos manipuladores. Questionários e entrevistas sistemáticas com 405 turistas permitiram captar tanto os sentidos conferidos ao consumo desses alimentos como a percepção deles em relação à escolha do ponto de venda e dos produtos. A pesquisa revelou que tanto a estrutura física como as práticas de produção comportam perigos físicos e biológicos que podem resultar em contaminação alimentar. Constatou-se que os turistas relacionam o consumo com vivências da infância, experiências familiares e sentimentos de prazer. Mantêm-se atentos ao serviço oferecido, observando a higiene do ponto de venda e a qualidade do produto como critérios de garantia da sua segurança alimentar.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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