• Resumo

    QUATRO DÉCADAS DE ENSINO SUPERIOR DE TURISMO NO BRASIL: DIFICULDADES NA FORMAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO E A ASCENSÃO DE UMA ÁREA DE ESTUDO COMO EFEITO COLATERAL

    Data de publicação: 22/03/2012
    O presente artigo aborda o contexto de criação e desenvolvimento dos cursos superiores de turismo em nível de graduação no Brasil, considerando desde as influências sofridas pela realidade estrangeira já no surgimento do ensino superior brasileiro, até as influências das políticas nacionais de educação e de turismo sobre os cursos de turismo, ocorridas ao longo das últimas décadas a partir da criação da EMBRATUR. O objetivo central do artigo foi levantar e discutir o contexto em que o surgimento e a multiplicação de cursos superiores de turismo aconteceram no Brasil e, com especial enfoque nas políticas, as influências sobre o mercado de trabalho e a consolidação de uma área acadêmica. A pesquisa foi bibliográfica e documental e teve caráter exploratório, a fim de propiciar a discussão do tema sem estabelecimento de hipóteses. Entre as conclusões destaca-se que a formação em turismo teve sobrecarga na oferta, especialmente nos anos 1990, em alguns casos apresentou caráter eminentemente operacional em consonância com o período histórico vigente, foi influenciada pelas políticas públicas mais do que as influenciou e, especialmente, vem se consolidando como uma área do saber mais do que uma área profissional.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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