• Resumo

    O TURISMO E A SUA ATUAÇÃO NA EXPANSÃO DO ESPAÇO URBANO: O CASO PORTO DE GALINHAS – IPOJUCA – PE

    Data de publicação: 20/06/2013
    Este trabalho visa identificar a influência do turismo na expansão do espaço urbano de Porto de Galinhas. No decorrer da formação do seu território, Porto de Galinhas, a 50 km da capital pernambucana, passou por diversas modificações espaciais, sociais, econômicas, entre outras, devido a uma necessidade local e ocorrendo, posteriormente, pelo intenso desenvolvimento do turismo. Constituída de poucas casas de pescadores e fazendas de coco, atualmente, Porto de Galinhas concentra diversos estabelecimentos predominantemente voltados ao turismo. Para fins do estudo, a área estudada foi Porto de Galinhas e o período entre 1970 a 2011, correspondendo, respectivamente, ao início da atividade de veraneio no local até a sua consolidação como destino internacional. Houve a coleta de dados primários e secundários relacionados ao tema deste trabalho e o cruzamento destes dados com os indicadores utilizados e pontos discutidos no referencial teórico deste estudo. Por meio da pesquisa, foi observado que o turismo incentivou a intensa expansão do espaço urbano em Porto de Galinhas, por meio do surgimento e da ampliação de estabelecimentos comerciais e investimento na infraestrutura básica e turística. No entanto sua atuação também resultou na ocorrência da segregação socioespacial e no aumento das disparidades socioeconômicas, sobretudo nas áreas periféricas.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal