• Resumo

    A VISÃO DA COMUNIDADE NA IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO URBANO PARA O TURISMO E PARA A QUALIDADE DE VIDA: POLÍTICAS PÚBLICAS NO BAIRRO GRANDE PIRAMBU, FORTALEZA - CE

    Data de publicação: 02/06/2015
    O objeto deste estudo foi o posicionamento dos moradores do Grande Pirambu (GP), Fortaleza-CE, sobre a implantação de projetos de desenvolvimento urbano para o turismo e qualidade de vida, com foco no Projeto Vila do Mar (PVM). Caracterizou-se como um estudo de caso baseado nas mudanças infraestruturais com impactos sociais na qualidade de vida dos moradores. É relevante por ser um tema pouco abordado, embora discutido e pesquisado por teóricos da geografia e do turismo. Os objetivos foram discutir a implantação de políticas públicas de desenvolvimento urbano para a qualidade de vida dos moradores na implantação do PVM; conhecer a realidade social dos moradores do GP, após a implantação do PVM; e identificar o grau de satisfação dos moradores em relação ao bairro, após conclusão das obras. Como metodologia, optou-se por pesquisa quali-quantitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e de campo, com a aplicação de 150 entrevistas in loco com formulários, gravações em mídia digital e registros fotográficos, entre os meses de junho e agosto de 2012. Os resultados apontaram que havia insatisfação por grande parte dos moradores em relação ao PVM, especulação imobiliária dos terrenos no GP e a precariedade que ainda vivem alguns moradores do bairro. Palavras-chave: Vila do Mar. Turismo. Comunidade.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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