• Abstract

    Avaliação da Satisfação dos Turistas na Ilha João da Cunha – SC – Brasil

    Published date:
    A presente dissertação objetivou avaliar a satisfação dos turistas que visitam a Ilha João da Cunha, relacionando o seu grau de satisfação com as características dos visitantes, no intuito de reconhecer tipologias e subsidiar a tomada de decisões. Identificouse também o perfil do turista que visita a Ilha e os fatores que mais contribuíram para sua satisfação e/ou para sua insatisfação. A presente pesquisa se constitui num estudo descritivo de caráter indutivo e abordagem positivista e utilizou o procedimento estatístico com base nas técnicas de análise multivariada. Os dados utilizados foram originados em um projeto de pesquisa desenvolvido pelo Núcleo de Coordenação de Pesquisas e Projetos em Turismo e Hotelaria, que é vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI e sofreram um redirecionamento segundo os objetivos assumidos neste estudo. Os resultados dos processamentos possibilitaram a conclusão de que o grau de satisfação dos visitantes da Ilha de João da Cunha é positivo e considerável, que o fator mais crítico na geração de insatisfação nos turistas é o preço cobrado pela comida, e os fatores mais positivos para a satisfação desses turistas são a paisagem do local, assim como a decoração do restaurante e o Centro Ecológico Adventure House. Quanto às tipologias dos visitantes identificaram-se as características dos indivíduos satisfeitos e dos insatisfeitos, o que comparada com o perfil da maioria dos visitantes do destino se constitui em fator fundamental para a tomada de decisões e gestão do empreendimento. Palavras-chave: João da Cunha, Ilha (SC), Satisfação do consumidor, Turismo

Turismo: Visão e Ação

Turismo: Visão e Ação, linked to the Graduate Program in Tourism and Hospitality - Master's and Ph.D., is a scientific journal published in a continuous flow system, with an interdisciplinary and international scope. According to Qualis/CAPES criteria (2017-2020), it is classified as 'A3' in the fields of Administration, Accounting Sciences, and Tourism. Registered with ISSN number 1983-7151, Tourismo: Visão e Ação began its activities in 1998 with printed publications in English and Portuguese. In 2008, it transitioned to an online publication, expanding its reach to a broader audience. It maintains a policy of being an open-access journal without submission or access fees. The abbreviated title for the journal is Tur., Visão e Ação, commonly used in bibliographies, footnotes, references, and bibliographic captions.

Contact

Universidade do Vale do Itajaí- Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 47 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

Access journal