• Resumen

    Avaliação da Satisfação dos Turistas na Ilha João da Cunha – SC – Brasil

    Published date:
    A presente dissertação objetivou avaliar a satisfação dos turistas que visitam a Ilha João da Cunha, relacionando o seu grau de satisfação com as características dos visitantes, no intuito de reconhecer tipologias e subsidiar a tomada de decisões. Identificouse também o perfil do turista que visita a Ilha e os fatores que mais contribuíram para sua satisfação e/ou para sua insatisfação. A presente pesquisa se constitui num estudo descritivo de caráter indutivo e abordagem positivista e utilizou o procedimento estatístico com base nas técnicas de análise multivariada. Os dados utilizados foram originados em um projeto de pesquisa desenvolvido pelo Núcleo de Coordenação de Pesquisas e Projetos em Turismo e Hotelaria, que é vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI e sofreram um redirecionamento segundo os objetivos assumidos neste estudo. Os resultados dos processamentos possibilitaram a conclusão de que o grau de satisfação dos visitantes da Ilha de João da Cunha é positivo e considerável, que o fator mais crítico na geração de insatisfação nos turistas é o preço cobrado pela comida, e os fatores mais positivos para a satisfação desses turistas são a paisagem do local, assim como a decoração do restaurante e o Centro Ecológico Adventure House. Quanto às tipologias dos visitantes identificaram-se as características dos indivíduos satisfeitos e dos insatisfeitos, o que comparada com o perfil da maioria dos visitantes do destino se constitui em fator fundamental para a tomada de decisões e gestão do empreendimento. Palavras-chave: João da Cunha, Ilha (SC), Satisfação do consumidor, Turismo

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal