• Abstract

    Plano de Desenvolvimento Turístico: Uma Proposta Interdisciplinar?

    Published date:
    O presente estudo objetivou analisar as contribuições que a metodologia de projetos interdisciplinares utilizada no Curso de Graduação em Turismo e Hotelaria do Centro de Educação – BC da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI proporciona para a formação profissional, como também caracterizar as percepções dos alunos e docentes sobre o Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal como um dos projetos interdisciplinares. Para tanto, foram utilizados como referencial os pressupostos teórico-metodológicos sobre a organização do currículo na metodologia de projetos, a questão do currículo como instrumento da interdisciplinaridade e a interdisciplinaridade propriamente dita. Como metodologia escolheu-se uma abordagem qualitativa que utilizou para a coleta e análise de dados instrumentos, tais como análise documental e questionários com docentes e alunos dos 8º e 9º períodos. O projeto “Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal”, já desenvolvido pelos alunos desses períodos, foi o foco de análise desse estudo. Como resultados, observou-se que os professores entendem projetos como uma forma de organização de atividades, uma modalidade de registro do planejamento, a problematização de determinados temas, a operacionalização das atividades, a interação entre a teoria e a prática, uma forma de produção do conhecimento. Essa diversidade de entendimento dificulta o diálogo e a viabilização de atividades conjuntas entre professores e suas disciplinas. No que se refere ao conceito de interdisciplinaridade, os docentes o entendem como uma atividade ou uma atitude, demonstrando que ainda é necessário discutir e aprofundar os conceitos e o entendimento do que sejam e como se desenvolvem ações interdisciplinares. Tanto professores quanto os acadêmicos percebem o envolvimento das disciplinas nas atividades, e a contribuição que essas atividades trazem na formação profissional. O projeto analisado demonstra a integração das disciplinas envolvidas, primeiro passo para o desenvolvimento, de fato, da ação interdisciplinar, tornando-se necessário buscar ações pedagógicas que aprofundem mais seu entendimento. Palavras-chave: Turismo, Ensino Superior, Interdisciplinaridade.

Turismo: Visão e Ação

Turismo: Visão e Ação, linked to the Graduate Program in Tourism and Hospitality - Master's and Ph.D., is a scientific journal published in a continuous flow system, with an interdisciplinary and international scope. According to Qualis/CAPES criteria (2017-2020), it is classified as 'A3' in the fields of Administration, Accounting Sciences, and Tourism. Registered with ISSN number 1983-7151, Tourismo: Visão e Ação began its activities in 1998 with printed publications in English and Portuguese. In 2008, it transitioned to an online publication, expanding its reach to a broader audience. It maintains a policy of being an open-access journal without submission or access fees. The abbreviated title for the journal is Tur., Visão e Ação, commonly used in bibliographies, footnotes, references, and bibliographic captions.

Contact

Universidade do Vale do Itajaí- Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 47 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

Access journal