• Resumen

    Plano de Desenvolvimento Turístico: Uma Proposta Interdisciplinar?

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    O presente estudo objetivou analisar as contribuições que a metodologia de projetos interdisciplinares utilizada no Curso de Graduação em Turismo e Hotelaria do Centro de Educação – BC da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI proporciona para a formação profissional, como também caracterizar as percepções dos alunos e docentes sobre o Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal como um dos projetos interdisciplinares. Para tanto, foram utilizados como referencial os pressupostos teórico-metodológicos sobre a organização do currículo na metodologia de projetos, a questão do currículo como instrumento da interdisciplinaridade e a interdisciplinaridade propriamente dita. Como metodologia escolheu-se uma abordagem qualitativa que utilizou para a coleta e análise de dados instrumentos, tais como análise documental e questionários com docentes e alunos dos 8º e 9º períodos. O projeto “Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal”, já desenvolvido pelos alunos desses períodos, foi o foco de análise desse estudo. Como resultados, observou-se que os professores entendem projetos como uma forma de organização de atividades, uma modalidade de registro do planejamento, a problematização de determinados temas, a operacionalização das atividades, a interação entre a teoria e a prática, uma forma de produção do conhecimento. Essa diversidade de entendimento dificulta o diálogo e a viabilização de atividades conjuntas entre professores e suas disciplinas. No que se refere ao conceito de interdisciplinaridade, os docentes o entendem como uma atividade ou uma atitude, demonstrando que ainda é necessário discutir e aprofundar os conceitos e o entendimento do que sejam e como se desenvolvem ações interdisciplinares. Tanto professores quanto os acadêmicos percebem o envolvimento das disciplinas nas atividades, e a contribuição que essas atividades trazem na formação profissional. O projeto analisado demonstra a integração das disciplinas envolvidas, primeiro passo para o desenvolvimento, de fato, da ação interdisciplinar, tornando-se necessário buscar ações pedagógicas que aprofundem mais seu entendimento. Palavras-chave: Turismo, Ensino Superior, Interdisciplinaridade.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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