O PAPEL DA COMUNIDADE NA CONSOLIDAÇÃO DE POLÍTICAS SOCIOEDUCATIVAS E NO FORTALECIMENTO DA CIDADANIA DE ADOLESCENTES AUTORES DE ATO INFRACIONAL

Autores

  • Marli M. M. da Costa Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC
  • Rosane T.C. Porto Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC

DOI:

https://doi.org/10.14210/nej.v14n2.p84-104

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo levar o leitor a uma profunda reflexão e conscientização sobre a importância da comunidade em trabalhos de prevenção à delinquência juvenil e à inclusão social de adolescentes autores de ato infracional. Verificou-se que, para tal propositura, faz-se necessário retomar estratégias significativas que efetivem as políticas públicas de atendimento, como reuniões com as lideranças comunitárias em parceria com os representantes do poder público do município e a sociedade civil. O artigo 227 da Constituição é enfático em indicar que os atores sociais, seja a família, a comunidade e/ou o Estado, são co-responsáveis pela proteção prioritária às suas crianças e aos seus adolescentes. O método de investigação do trabalho é o hipotético-dedutivo, baseado em referenciais teóricos e bibliográficos da área do direito da Infância e da Juventude.

Biografia do Autor

Marli M. M. da Costa, Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica

Downloads

Publicado

2009-10-16

Como Citar

COSTA, M. M. M. da; PORTO, R. T. O PAPEL DA COMUNIDADE NA CONSOLIDAÇÃO DE POLÍTICAS SOCIOEDUCATIVAS E NO FORTALECIMENTO DA CIDADANIA DE ADOLESCENTES AUTORES DE ATO INFRACIONAL. Novos Estudos Jurí­dicos, Itajaí­ (SC), v. 14, n. 2, p. 84–104, 2009. DOI: 10.14210/nej.v14n2.p84-104. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/nej/article/view/1769. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos