UM ESTUDO SOBRE A FRAUDE DE CLIQUE: CASOS CONHECIDOS E IMPACTO NO DIREITO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.14210/nej.v18n3.p551-564Abstract
O crescimento da indústria de anúncios on-line tem criado novas oportunidades em termos de negócios na Internet. Neste ambiente, métricas como cliques em anúncios originam transações financeiras entre anunciantes, redes de anúncios e publicadores de anúncios. Uma vez que estes cliques possuem impacto financeiro, criminosos têm buscado obter vantagens e gerar divisas de maneira ilícita por meio destas novas oportunidades. Este trabalho analisa a sistemática da chamada fraude de clique, expondo as suas implicações legais em casos recentes. Também analisa a sua relação com o direito brasileiro em função da teoria geral dos contratos e do projeto de lei sobre crimes cibernéticos. Finalmente, entende a fraude de clique como ameaça concreta para o futuro da publicidade na Internet.
PALAVRAS-CHAVE: Anúncios na Internet. Redes de anúncio. Fraude de clique. Crimes cibernéticos. Teoria dos contratos.
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