A PEDAGOGIA DA PAZ: A CONTRIBUIÇÃO DE JEAN MONNET PARA A CONSTRUÇÃO DA UNIÃO EUROPÉIA

Autores/as

  • Karine de Souza Silva Fundação Universidade do Vale do Itajaí - Univali

DOI:

https://doi.org/10.14210/nej.v14n1.p09-22

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar o protagonismo de Jean Monnet no processo de surgimento e consolidação da União Europeia (UE). Dessa forma, o trabalho primeiramente expõe o empenho do projetista francês em construir setorialmente a união através de um método inovador e em vencer as adversidades encontradas para atingir seus objetivos. Em seguida, são explicitadas as principais teses de Jean Monnet que sustentaram a edificação das estruturas comunitárias. Por fim, explanará a evolução do bloco e sua consagração como modelo de integração mais complexo e ousado do mundo.

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Biografía del autor/a

Karine de Souza Silva, Fundação Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica

Publicado

2009-08-27

Cómo citar

SILVA, K. de S. A PEDAGOGIA DA PAZ: A CONTRIBUIÇÃO DE JEAN MONNET PARA A CONSTRUÇÃO DA UNIÃO EUROPÉIA. Novos Estudos Jurí­dicos, Itajaí­ (SC), v. 14, n. 1, p. 09–22, 2009. DOI: 10.14210/nej.v14n1.p09-22. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/nej/article/view/1617. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos