• Resumo

    TRANSIÇÃO ENERGÉTICA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE

    Data de publicação: 16/12/2022

    Contextualização: O artigo aborda aspectos sensíveis que dificultam a transição energética para as energias renováveis ​​na América Latina e no Caribe. A geopolítica da região e suas limitações confirmam que uma visão mercantilista da energia não oferece elementos suficientes para uma transição energética justa e equitativa. A referência de fundo para este artigo é a Reunião de Alto Nível da Comissão Económica para a América Latina e Caribe (CEPAL) sobre energias renováveis para a adpatacao e integração (10 a 11 de fevereiro de 2022) de acordo com o Objetivo 7 dos ODS 2030.

    Objetivo: O estudo analisa aspectos prioritários para um modelo de transição energética sustentável: a inclusão social, democracia e soberania energética, integração regional e combate às desigualdades sociais, sobre a compreensão da igualdade e da liberdade individual.

    Metodologia: A pesquisa utiliza o método indutivo e revisão de literatura.

    Resultado: Consiste na contribuição de elementos para reflexão e debate acadêmico, sobre as atuais dificuldades regionais, em um contexto de emergência climática, ambiental e humana. Espera-se que isso contribua para os fundamentos do que chamamos de geopolítica cultural da energia sustentável, que beneficie a população da América Latina e do Caribe, ao mesmo tempo em que seja capaz de influenciar em escala global.

Novos Estudos Jurí­dicos

A revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ), Qualis A1 Direito, é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, nos meses de Abril, Agosto e Dezembro. Sua missão é promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes linhas: “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”.

A NEJ é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A visão da revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ) consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores, estimulando os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas que compõem sua Linha Editorial.

Access journal