LIMITAÇÃO DA RESPONSABILIDADE CIVIL RELATIVA AO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E ÀS SUAS BAGAGENS POR VIA MARÍTIMA: CONVENÇÃO DE ATENAS 2002
DOI:
https://doi.org/10.14210/nej.v18n2.p315-328Resumen
Este artigo trata da limitação da responsabilidade civil relativa ao transporte de passageiros e às suasbagagens por via marítima, por meio do estudo da Convenção de Atenas Relativa ao Transporte dePassageiros e suas Bagagens por Via Marítima de 2002 (Convenção de Atenas 2002). Busca-se teceralgumas considerações gerais, inicialmente acerca da responsabilidade civil, trazendo a forma com que otema é tratado em relação ao transporte de passageiros por via marítima. Na sequência, discorre-se sobreo conceito de tratado internacional, as fases necessárias para que ele possa vir a adquirir executoriedadee a forma com que ele será recepcionado no ordenamento jurídico interno. Ato contínuo, buscou-seconhecer a interpretação dos tribunais nacionais sobre o tema. Na segunda parte do artigo, investigousea Convenção de Atenas 2002, informando os países que já a adotaram, bem como o conteúdo e aspeculiaridades elencadas neste acordo. Adota-se o método indutivo e as técnicas do referente, categoriase conceitos operacionais, além de pesquisa de fontes bibliográficas.
PALAVRAS-CHAVE: Convenção de Atenas 2002. Limitação da Responsabilidade Civil. Transporte Marítimo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Na qualidade de autor(es) da colaboração, original e inédita, sobre o qual me(nos) responsabilizo(amos) civil e penalmente pelo seu conteúdo, após ter lido as diretrizes para autores, concordado(amos) plenamente com as Políticas Editorias da Revista Novos Estudos Jurídicos - NEJ e autorizo(amos) a publicação na rede mundial de computadores (Internet), permitindo, também, que sua linguagem possa ser reformulada, caso seja necessário, sem que me(nos) seja devido qualquer pagamento a título de direitos autorais, podendo qualquer interessado acessá-lo e/ou reproduzi-lo mediante download, desde que a reprodução e/ou publicação obedeçam as normas da ABNT e tenham a finalidade exclusiva de uso por quem a consulta a título de divulgação da produção acadêmico científico.