• Resumo

    PERCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO, O MERCADO DE TRABALHO E O PAPEL DO NUTRICIONISTA NO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA

    Data de publicação: 27/10/2017
    O estudo teve por objetivo explorar o modo como profissionais nutricionistas residentes compreendem a formação para o Sistema Único de Saúde, o campo de trabalho em nutrição no Brasil, e o papel do nutricionista no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Tratou-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, de abordagem exploratória e descritiva, realizada em uma universidade do sul do Brasil, em que se utilizou grupo focal como técnica para coleta de dados. A partir da categoria Do brilho no olhar ao esforço para resolutividade, os dados revelaram que: a) a formação para o Sistema ainda não é uma bandeira brasileira, mas um esforço de coletivos acadêmicos; b) o mercado de trabalho requer experiência que o recém-formado ainda não tem; e c) o papel central do nutricionista no NASF é o desenvolvimento da vontade, com brilho no olhar, de ampliar o horizonte de saúde para (inter) agir com demais disciplinas rumo à produção de um conhecimento transdisciplinar que funcionará como farol para a prática contextualizada de matriciamento e projeto terapêutico singular. Concluiu-se que a garantia do bem saúde e a resolutividade de problemas estão na dependência da transformação do conhecimento setorial em tecnologias atitudinais.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal