• Resumo

    MÍDIAS E TECNOLOGIAS: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO PARA CURSOS A DISTÂNCIA

    Data de publicação: 11/10/2019

    Este artigo discute a problemática da seleção de mídias e tecnologias para
    uso em situação de ensino-aprendizagem. Nesta direção, buscou na literatura autores que abordaram o tema e selecionou, em cada um deles, categorias avaliativas capazes de oferecer suporte ao planejamento do uso dessas tecnologias. Tais categorias foram desmembradas em indicadores e destes foi gerado um roteiro de perguntas a ser usado no momento da escolha das mídias e das tecnologias. O roteiro é sugestivo, podendo ser ampliado, refinado, ou apenas servir de suporte à construção de outras perguntas. O artigo, no entanto, teve, fundamentalmente, a intenção de chamar a atenção para a complexidade desta tarefa. A escolha de mídias e tecnologias não pode ficar atrelada, somente, ao bom senso de quem as escolhe.

  • Referências

    FILATRO, Andréa. Design instrucional na prática. São Paulo: Editora Pearson Education do Brasil, 2ª reimpressão, 2009.

    KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 2ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2007. Coleção Papirus Educação.

    KENSKI, Vani Moreira. Gestão e uso das mídias em projetos de educação a distância. Em E-Curriculum, 1 (1), São Paulo, dez.-jul. de 2005-2006. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/ article/view/3099/2042>. Acesso em: 19 set. 2018.

    LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

    MOORE, Michael G; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: sistemas de aprendizagem on-line. 3ª edição. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

    SILVA, Robson Santos Da. Gestão de EAD: Educação a Distância na Era Digital. São Paulo: Editora Novatec, 2013.

    WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James R.; FITZPATRICK, Jody L. Avaliação de Programas: concepções e práticas. São Paulo: Gente, 2004.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal