• Resumo

    CARACTERIZAÇÃO DA LINGUAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO QUE PASSARAM POR DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE PERDA AUDITIVA

    Data de publicação: 19/02/2021

    Introdução: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é definido como
    uma alteração de desenvolvimento e comportamento, suas características diagnósticas se sobrepõem a outros transtornos, como a perda auditiva (PA), e necessitam ser analisadas clinicamente por uma equipe multidisciplinar que inclua a avaliação de linguagem. Objetivo: caracterizar a linguagem de crianças com TEA que passaram por diagnóstico diferencial de perda auditiva em um Serviço Ambulatorial de Saúde Auditiva (SASA). Metodologia: pesquisa quantitativa documental, transversal e censitária com 37 crianças de zero a 12 anos atendidas no SASA, cuja pesquisa ocorreu entre 2012 e 2017, com
    o diagnóstico de TEA confirmado. Resultados: houve prevalência de crianças do sexo masculino (70,27%).Verificaram-se alterações na avaliação da linguagem em todas as crianças, sendo a mais prevalente o atraso de linguagem associado à outras alterações na função comunicativa (68,97%). Há maior probabilidade(p=0,003) de crianças com TEA do sexo masculino apresentou alterações de linguagem mais complexas que crianças do sexo feminino, que apresentam alterações de linguagem simples em maior proporção.
    Conclusão: avaliação fonoaudiológica da linguagem nos casos de suspeita de PA é fundamental para diagnóstico diferencial de outras condições, como o TEA, e contribui para o diagnóstico precoce, que resulta em melhor prognóstico nesses quadros. 

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal