Na relação homem-máquina, percebe-se que o ponto de convergência entre os
seres humanos e as máquinas ultrapassa o nível de abstração simplesmente pelo desfrute de recursos do primeiro em relação ao segundo, o que permite um entendimento “wineriano” desse conceito. É como se tratássemos o homem e a tecnologia como uma simbiose pura, um verdadeiro “homo computatrum” dos tempos modernos. O presente artigo, ao percorrer os domínios da tecnologia e a sua intersecção com a sociedade, busca trazer uma reflexão de como o enredamento está inserido no cotidiano das pessoas, definindo os atores deste
cenário e traçando uma relação entre o que é isolamento individual e o que é solidão coletiva, procurando refletir sobre as relações entre a sociedade atual e a utilização das novas e impressionantes tecnologias que estão sempre ao alcance das mãos.
A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.
A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho).