Os meios de comunicação social desempenham um papel fundamental na formação da opinião pública. Eles apresentam certas questões ou problemas sobre os quais as pessoas pensam e se posicionam. Tal movimento influencia a definição das prioridades de uma determinada sociedade e a sua opinião sobre certas ideias. Neste contexto, o presente artigo examina a relação entre as práticas radiofônicas de conteúdo educativo e a formação cidadã. Os procedimentos técnicos para sua realização se baseiam em estudo de caso e observação participante. O objeto da análise é um projeto de extensão universitária voltado à criação, produção e distribuição de programetes de rádio. O projeto existe há 10 anos e já produziu mais de 500 peças de áudio, as quais buscam influenciar o comportamento das pessoas e criar atitudes favoráveis a demandas sociais das comunidades nas quais a universidade se insere. Os resultados da pesquisa apontam a importância do rádio para a proteção dos direitos, a participação popular e a manifestação de sentimentos de identificação e pertencimento.
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A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.
A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho).