• Resumo

    Organização e informatização e uma biblioteca comunitária

    Data de publicação: 10/06/2014
    O presente artigo tem por objetivo apresentar a sistematização, a organização e a informatização da Biblioteca Comunitária da Vila das Torres - Curitiba (PR), visando promover na comunidade local o acesso à informação, à cultura, ao lazer e à educação. Por outro lado, a pesquisa visa divulgar o trabalho de produto ou processo que possa ser caracterizado como tecnologia social. A organização e a informatização foram realizadas entre setembro de 2010 e maio de 2011. Utilizaram-se a Classificação Decimal Universal (CDD) e a Tabela de Cutter-Sanborn e, para a informatização, o gerenciador de bibliotecas e os centros de informações e/ou documentação, o software Personal Home Library (PHL) - ambiente monousuário - gratuito. Contou com uma bibliotecária no preparo técnico, dois auxiliares e supervisão da autora da pesquisa, também profissional da área. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e bibliográfico. Os resultados são descritivos, por meio de gráficos e fotografias. Concluiu-se que a intervenção técnica realizada na Biblioteca Comunitária da Vila das Torres modificou o ambiente, o acervo e os serviços. O novo cenário, organizado e informatizado, deixa para trás o clima de depósito, com estantes lotadas de livros sem nenhum arranjo e renasce pronto para colocar o livro nas mãos dos usuários.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal