• Resumo

    Feira de economia solidária da UNESC (FES-UNESC): espaços coletivos de trocas de sabores e saberes

    Data de publicação: 05/12/2016
    Este artigo trata da experiência da Feira de Economia Solidária (FES) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). A primeira FES-UNESC foi realizada em 2011, com o objetivo de possibilitar a produção e a comercialização dos produtos da agricultura familiar e do artesanato da região no campus da UNESC. A segunda FES-UNESC aconteceu em outubro de 2012. A partir desta data, a feira passou a funcionar regularmente todas as quartas-feiras do período letivo. O presente artigo discute os espaços de produção e de comercialização numa perspectiva da Economia Solidária, com ênfase na FES-UNESC. Como procedimentos metodológicos, foram utilizados: fontes bibliográficas e documentais, obtidas em arquivos das cooperativas, associações e no Programa de Apoio à Economia Solidária (PAES) da UNESC, sendo complementadas por uma pesquisa de campo, por meio da qual os consumidores da FES-UNESC foram entrevistados. Atualmente, quatro cooperativas da agricultura familiar e cinco associações de artesãos da Região participam da FES-UNESC.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal