O artigo relata a experiência de implantação do acolhimento em uma equipe de Saúde da Família (ESF) de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de um município do Sul do Brasil. Os procedimentos introduzidos pelo planejamento foram derivados de encontros coletivos em reuniões de equipe e com usuários. São eles: extinção de fichas de porta; pacto de responsabilidades; sensibilização; construção de um fluxograma de atendimento; e criação de uma agenda integrada. A implantação da proposta redimensionou o processo de trabalho da equipe e qualificou o acesso ao cuidado. Conclui-se que a grandeza do acolhimento está exatamente na simplicidade de sua complexidade.
The Brazilian Journal of Social Technologies is a Qualis B1 publication, according to the Qualis Periódicos CAPES 2017-2020 classification.
The Brazilian Journal of Social Technologies aims to disseminate scientific knowledge through a biannual publication, which is characterized by multithematic and interdisciplinary content aimed, preferably, at the dissemination of work developed by the country's Professional Master's Degrees, in the form of products or processes that can be characterized as Social Technologies. Currently the editors are professors Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Public Policy Management) and Graziela Liebel (Health and Work Management).