O artigo relata a experiência de implantação do acolhimento em uma equipe de Saúde da Família (ESF) de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de um município do Sul do Brasil. Os procedimentos introduzidos pelo planejamento foram derivados de encontros coletivos em reuniões de equipe e com usuários. São eles: extinção de fichas de porta; pacto de responsabilidades; sensibilização; construção de um fluxograma de atendimento; e criação de uma agenda integrada. A implantação da proposta redimensionou o processo de trabalho da equipe e qualificou o acesso ao cuidado. Conclui-se que a grandeza do acolhimento está exatamente na simplicidade de sua complexidade.
La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales es una publicación Qualis B1, según la clasificación Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.
La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales tiene como objetivo difundir el conocimiento científico a través de una publicación bianual, que se caracteriza por contenidos multitemáticos e interdisciplinarios dirigidos, preferentemente, a la difusión del trabajo desarrollado por las Maestrías Profesionales del país, en forma de productos o procesos que pueden caracterizarse como Tecnologías Sociales. Actualmente los editores son los profesores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestión de Políticas Públicas) y Graziela Liebel (Gestión de Salud y Trabajo).