• Resumen

    Adoção: um estudo sobre a perspectiva de pais adotivos

    Published date: 26/04/2017
    A presente pesquisa teve como objetivo analisar a vivência de pais adotantes frente à adoção de uma criança. Para isso realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa com dois casais e duas mães, que efetuaram a adoção há no mínimo quatro anos, totalizando seis participantes como população para a pesquisa. Para a coleta de dados, utilizou-se uma ficha de identificação e uma entrevista semiestruturada do tipo exploratória. A análise de dados foi realizada pelo método de Análise de Conteúdo. Como resultado da pesquisa foi possível perceber que a realização da adoção tem como principal mobilizador a infertilidade de um dos cônjuges, aliada ao desejo intrínseco de se tornar pai/mãe. Em três dos quatro casos, percebeu-se que a construção do vínculo ocorreu de forma gradual. Referente ao relacionamento familiar, três dos casos referem que o mesmo é considerado pelos participantes como agradável e sem ocorrência de nenhum episódio perturbador ao convívio familiar. No entanto, um dos casos apresentou realidade distinta da relatada pelos demais, o que permite evidenciar que a dinâmica familiar constituída a partir da adoção apresenta diferentes contextos e complexidades.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales es una publicación Qualis B1, según la clasificación Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales tiene como objetivo difundir el conocimiento científico a través de una publicación bianual, que se caracteriza por contenidos multitemáticos e interdisciplinarios dirigidos, preferentemente, a la difusión del trabajo desarrollado por las Maestrías Profesionales del país, en forma de productos o procesos que pueden caracterizarse como Tecnologías Sociales. Actualmente los editores son los profesores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestión de Políticas Públicas) y Graziela Liebel (Gestión de Salud y Trabajo).

 

Access journal