Introdução. As práticas psicossociais são fundamentais no tratamento de pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Então, repensar em adaptá-las ao cenário da pandemia do coronavírus 2 (SARS-CoV-2), torna-se uma necessidade emergente. Objetivo. Mapear as principais intervenções psicossociais em pacientes com diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), bem como avaliar os tratamentos de reabilitação pulmonar, com a utilização da tecnologia da informação e comunicação (TICs). Metodologia. Trata-se de uma revisão bibliográfica qualitativa embasada na análise de conteúdo. Para Bardin este método parte do princípio de três etapas: pré-análise, consiste na leitura minuciosa e levantamento de hipóteses; averiguação do material e os resultados para as interpretações. Resultados. A análise dos dados contemplou três categorias: reabilitação pulmonar propostas emergentes; inovação no âmbito tecnológico para pacientes com DPOC e impacto do adoecimento biopsicossocial em que aferiu as principais abordagens no tratamento da DPOC. Considerações finais. Por conseguinte, verificou-se a necessidade de encontrar formas acessíveis e satisfatórias para os usuários das práticas terapêuticas que auxiliam na qualidade de vida dos pacientes.
La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales es una publicación Qualis B1, según la clasificación Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.
La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales tiene como objetivo difundir el conocimiento científico a través de una publicación bianual, que se caracteriza por contenidos multitemáticos e interdisciplinarios dirigidos, preferentemente, a la difusión del trabajo desarrollado por las Maestrías Profesionales del país, en forma de productos o procesos que pueden caracterizarse como Tecnologías Sociales. Actualmente los editores son los profesores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestión de Políticas Públicas) y Graziela Liebel (Gestión de Salud y Trabajo).