Introdução. As práticas psicossociais são fundamentais no tratamento de pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Então, repensar em adaptá-las ao cenário da pandemia do coronavírus 2 (SARS-CoV-2), torna-se uma necessidade emergente. Objetivo. Mapear as principais intervenções psicossociais em pacientes com diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), bem como avaliar os tratamentos de reabilitação pulmonar, com a utilização da tecnologia da informação e comunicação (TICs). Metodologia. Trata-se de uma revisão bibliográfica qualitativa embasada na análise de conteúdo. Para Bardin este método parte do princípio de três etapas: pré-análise, consiste na leitura minuciosa e levantamento de hipóteses; averiguação do material e os resultados para as interpretações. Resultados. A análise dos dados contemplou três categorias: reabilitação pulmonar propostas emergentes; inovação no âmbito tecnológico para pacientes com DPOC e impacto do adoecimento biopsicossocial em que aferiu as principais abordagens no tratamento da DPOC. Considerações finais. Por conseguinte, verificou-se a necessidade de encontrar formas acessíveis e satisfatórias para os usuários das práticas terapêuticas que auxiliam na qualidade de vida dos pacientes.
The Brazilian Journal of Social Technologies is a Qualis B1 publication, according to the Qualis Periódicos CAPES 2017-2020 classification.
The Brazilian Journal of Social Technologies aims to disseminate scientific knowledge through a biannual publication, which is characterized by multithematic and interdisciplinary content aimed, preferably, at the dissemination of work developed by the country's Professional Master's Degrees, in the form of products or processes that can be characterized as Social Technologies. Currently the editors are professors Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Public Policy Management) and Graziela Liebel (Health and Work Management).