• Resumen

    APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA DE PESQUISA CONVERGENTE ASSISTENCIAL APLICADA NA SIMULAÇÃO REALÍSTICA PARA O CUIDADO DE PESSOAS COM COVID-19

    Published date: 24/03/2023

    Objetiva-se apresentar o método construído para a elaboração de uma situação de simulação realística para o cuidado de enfermagem às pessoas com Covid-19. Trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratória, descritiva, a qual utilizou as etapas da Pesquisa Convergente Assistencial e teve como participantes os discentes do Curso de Enfermagem da Univali. Primeiramente foram elaborados dois cenários de práticas para a aplicação da simulação realística de acordo com as orientações da National League for Nursing, sendo eles:1) Acolhimento e organização para a instalação do tubo endotraqueal; 2) aspiração de secreção de tubo endotraqueal. Em seguida, foram selecionados 30 graduandos que foram divididos em grupos de até cinco componentes; sorteado os cenários entre eles; preparado o ambiente de modo distinto para cada cenário; aplicado a simulação realística que foi gravado via ambiente Blackboard®; efetivado o acompanhamento e avaliação do desempenho dos graduandos utilizando um cheklist e, por fim realizado o Debriefing. Considerando o proposto pela Pesquisa Convergente Assistencial, os dois cenários de simulação foram considerados adequados para a aplicação da simulação realística, o Debriefing foi positivo.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales es una publicación Qualis B1, según la clasificación Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales tiene como objetivo difundir el conocimiento científico a través de una publicación bianual, que se caracteriza por contenidos multitemáticos e interdisciplinarios dirigidos, preferentemente, a la difusión del trabajo desarrollado por las Maestrías Profesionales del país, en forma de productos o procesos que pueden caracterizarse como Tecnologías Sociales. Actualmente los editores son los profesores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestión de Políticas Públicas) y Graziela Liebel (Gestión de Salud y Trabajo).

 

Access journal