• Resumo

    APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA DE PESQUISA CONVERGENTE ASSISTENCIAL APLICADA NA SIMULAÇÃO REALÍSTICA PARA O CUIDADO DE PESSOAS COM COVID-19

    Data de publicação: 24/03/2023

    Objetiva-se apresentar o método construído para a elaboração de uma situação de simulação realística para o cuidado de enfermagem às pessoas com Covid-19. Trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratória, descritiva, a qual utilizou as etapas da Pesquisa Convergente Assistencial e teve como participantes os discentes do Curso de Enfermagem da Univali. Primeiramente foram elaborados dois cenários de práticas para a aplicação da simulação realística de acordo com as orientações da National League for Nursing, sendo eles:1) Acolhimento e organização para a instalação do tubo endotraqueal; 2) aspiração de secreção de tubo endotraqueal. Em seguida, foram selecionados 30 graduandos que foram divididos em grupos de até cinco componentes; sorteado os cenários entre eles; preparado o ambiente de modo distinto para cada cenário; aplicado a simulação realística que foi gravado via ambiente Blackboard®; efetivado o acompanhamento e avaliação do desempenho dos graduandos utilizando um cheklist e, por fim realizado o Debriefing. Considerando o proposto pela Pesquisa Convergente Assistencial, os dois cenários de simulação foram considerados adequados para a aplicação da simulação realística, o Debriefing foi positivo.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal