• Resumo

    Educação transmídia em produção de vídeo no Ensino Médio: propostas para o desenvolvimento do Projeto de Vida

    Data de publicação: 30/06/2025

    O tema deste trabalho é a educação transmídia e o uso de tecnologias acessíveis, com foco na produção de vídeos relacionados à história e cultura do município de Itajaí/SC. O objetivo é desenvolver propostas de educação transmídia voltadas para o Ensino Médio, utilizando tecnologias acessíveis e promovendo a produção de vídeos nas escolas. Essa abordagem está diretamente ligada ao Projeto de Vida do Novo Ensino Médio (BNCC), que visa engajar os alunos em atividades que promovam o autoconhecimento, a reflexão e a preparação para desafios profissionais e sociais. Ao explorar a cultura e a história de Itajaí, os alunos desenvolvem habilidades importantes, como pesquisa, storytelling e produção de mídia, além de fortalecerem o senso de pertencimento à comunidade local. A utilização de narrativas transmídia, que expandem o conteúdo por meio de diferentes plataformas, está alinhada com o protagonismo estudantil incentivado pelo Projeto de Vida, permitindo que os alunos sejam agentes ativos de sua aprendizagem. O desenvolvimento dessas habilidades em produção de mídia não apenas enriquece o aprendizado, mas também contribui para a construção de um Projeto de Vida que reflete as aspirações e responsabilidades dos estudantes do Ensino Médio.

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Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais, Volume 12, Número 1 - Janeiro a Junho de 2025

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

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