• Resumo

    Tarefas abordando eventos aleatórios certos ou seguros em um jogo pedagógico no ensino fundamental

    Data de publicação: 20/12/2024

    Este estudo compreende um trabalho teórico, partindo dos princípios da Teoria Antropológica do Didático (TAD), na sua organização praxeológica didática e probabilística, utilizada para a criação de tarefas estatísticas que expõem e exploram, de forma detalhada, a prática e a teoria probabilística envolvida nas cartas pergunta do jogo “Brincando com a Probabilidade”, focadas em eventos aleatórios certos ou seguros. Apresenta-se como uma possibilidade de trabalho para os anos iniciais do ensino fundamental no Brasil (alunos de seis a oito anos), partindo de situações- -problema, que foram elaboradas a partir das habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), qual seja, parte-se da identificação, em eventos cotidianos aleatórios, destacando os considerados certos ou seguros. Considera-se, por fim, a possibilidade de realizar, em sala de aula, alguns experimentos que são propostos nas cartas do jogo, promovendo oportunidade de intervenção em prol da construção das noções dos conceitos probabilísticos.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

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