Este estudo compreende um trabalho teórico, partindo dos princípios da Teoria Antropológica do Didático (TAD), na sua organização praxeológica didática e probabilística, utilizada para a criação de tarefas estatísticas que expõem e exploram, de forma detalhada, a prática e a teoria probabilística envolvida nas cartas pergunta do jogo “Brincando com a Probabilidade”, focadas em eventos aleatórios certos ou seguros. Apresenta-se como uma possibilidade de trabalho para os anos iniciais do ensino fundamental no Brasil (alunos de seis a oito anos), partindo de situações- -problema, que foram elaboradas a partir das habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), qual seja, parte-se da identificação, em eventos cotidianos aleatórios, destacando os considerados certos ou seguros. Considera-se, por fim, a possibilidade de realizar, em sala de aula, alguns experimentos que são propostos nas cartas do jogo, promovendo oportunidade de intervenção em prol da construção das noções dos conceitos probabilísticos.
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A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.