Este artigo tem como objetivo analisar a formação inicial e continuada de professores (as)
de Ciências da Natureza das escolas que oferecem os anos finais do Ensino Fundamental, na rede
pública estadual do município de Vilhena, estado de Rondônia. A pesquisa de cunho qualitativa, situase na área de ensino de Ciências da Natureza, tendo como contribuições teóricas, principalmente, o
paradigma indiciário e a formação continuada de professores de Ciências da Natureza. No estudo
foram analisadas oito (08) Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs), sendo quatro (04) de 2019 e quatro
(04) de 2020; e as transcrições das entrevistas realizadas com onze (11) professores(as) que atuam
com a disciplina Ciências da Natureza. Os resultados mostraram que o perfil dos(as) professores(as)
de Ciências Naturais que fizeram parte da pesquisa, em sua maioria, são de profissionais formados
em Ciências Biológicas, que não têm recebido formação continuada específica, mas reconhecem a
importância dessa.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.