O objetivo deste estudo foi compreender os aspectos organizacionais da prática docente de Educação Física em escolas icoenses, no início da década de 1990. Para isso, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, com aproximação da perspectiva historiográfica da história de tempo presente, utilizando-se da história oral híbrida. As fontes documentais escritas utilizadas foram as diretrizes educacionais dos anos iniciais da década de 1990 e as fontes orais foram provindas dos relatos de um professor e três professoras que lecionaram a referida disciplina nessa época, no Colégio Senhor do Bonfim e na Escola Ana Vieira Pinheiro, em Icó (CE), Brasil. As principais constatações foram que havia oferta da prática da Educação Física tanto no turno em que o aluno estava regularmente matriculado, quanto no contraturno, sendo que as turmas eram formadas de maneira mista e por seriação, embora, no momento da prática ocorresse a separação da turma por sexo para realização das atividades.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.