O presente artigo busca compreender o retrato da Educação Infantil na fronteira entre Brasil e Paraguai por meio de uma revisão de literatura discutindo as perspectivas e a realidade da produção acadêmica acerca do tema. Inicialmente será discutida a realidade geográfica e cultural da região, seguida do levantamento bibliográfico realizado no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, reunindo e discutindo as contribuições das principais produções para a compreensão da temática. O levantamento bibliográfico foi realizado no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e utilizou como descritores de forma cruzada, os termos “infância, fronteira e direitos”. Também foram utilizados como filtros de busca o recorte temporal (1996 a 2022) e a relação com Programas de Pós-graduação em Educação. Como resultados, são apontadas as carências com relação a estudos que discutam a temática da Educação Infantil na Fronteira, bem como a necessidade de amplas elucidações científicas acerca do assunto.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.