O trabalho em equipe pode proporcionar aprendizagens, espaços de trocas de experiências,
e auxiliar na resolução de problemas e tomada de decisões; e é indispensável na prática com
bebês. Sendo assim, o objetivo do estudo foi identificar a percepção de professoras e Auxiliares
de Desenvolvimento Escolar (ADE) em relação à atuação em equipe, entre os profissionais da
educação, família e saúde, no contexto de creche. Participaram da pesquisa sete professoras e seis
ADE. Dois roteiros de entrevista semiestruturada foram utilizados para a coleta de dados e a análise
foi realizada seguindo os pressupostos da Análise de Conteúdo. Os resultados sugerem que há
trabalho em equipe entre os sujeitos do estudo, mas este não é suficientemente estruturado, devido
à ausência de espaços formais para discussão e reflexões sobre a prática pedagógica. Destaca-se a
necessidade de mais pesquisas que investiguem a atuação em equipe, dentro e fora das creches, e
seus desdobramentos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.