Este estudo, bibliográfico e documental, objetiva refletir a respeito da educação pré-escolar
(quatro e cinco anos) a partir do conceito de humanização proposto pela Psicologia Histórico-Cultural (Vigostki, 1930, 2000, 2009, 2018, 2021; Leontiev, 2004, 2010, 2021; Elkonin, 1987). Contrapor as
políticas educacionais recentes para a educação infantil, que corroboram com a formação de competências voltadas para a inserção no mercado de trabalho, é uma necessidade frente às contradições
e desigualdades capitalistas. Para tanto, entende-se ser preciso: apresentar um breve histórico das
políticas para a educação infantil a partir de 1980; compreender o postulado pela PHC em especial
o conceito de humanização; finalmente, identificar alguns pressupostos para a humanização do pré-
-escolar. Constatou-se que o conceito de humanização proposto pela PHC possibilita mudanças na
organização do ensino pré-escolar que passa a objetivar o desenvolvimento das capacidades psíquicas humanas. Para tanto, o brincar passa a ser o eixo da prática docente, pois é a atividade pela qual
a criança se apropria dos bens culturais produzidos historicamente.
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