
O presente texto tem por propósito dar a ver a trajetória de dez anos de um Grupo de
Pesquisa cujo aporte teórico-metodológico são as aproximações com o pensamento da Filosofia
da Diferença, a partir de autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari, entre outros.
Por outra via, as discussões curriculares pós-estruturalistas também são centrais no plano conceitual
da pesquisa. Desde a sua criação, o Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/
Univates) desenvolve suas investigações arqueogenealógicas (Foucault, 2005; 2008) e seus procedimentos
exploratório-experimentais (Corazza, 2012) tomando como mote as noções de currículo,
aprendizagem, ensino, aula e criação. Neste texto, partimos da noção de arquivo de Michel Foucault
(2008) para operar com o que foi produzido pelo Grupo CEM no período de 2013 a 2023. Sob tal
perspectiva, operar procedimentalmente com o arquivo do Grupo CEM implica ler o material produzido,
revisitá-lo, reescrevê-lo, remontá-lo e reinventá-lo.
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