Com a abordagem qualitativa de pesquisa voltada à Educação, mostra-se, ao longo deste
artigo, uma revisão integrativa com o objetivo de se apresentar o acervo de publicações sobre práticas pedagógicas desenvolvidas em atividades de rádio escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pautando-se em Botelho, Cunha e Macedo (2011) desenvolveu-se a pesquisa nas seguintes
bases de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior, Gloogle Acadêmico e Educational Resources Information Centre. A pesquisa resultou na análise de publicações compreendidas no recorte cronológico de 2019 a 2023, ao
que se evidenciou que as práticas pedagógicas em rádio escolar contribuem para o protagonismo
dos estudantes em sua trajetória de aprendizagem, ampliam o desenvolvimento da oralidade e possibilitam o envolvimento da comunidade escolar, sendo um caminho possível para se instaurar um
ecossistema educomunicativo.
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A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.