• Resumo

    Uma análise da formação discursiva sobre inclusão nas histórias da Turma da Mônica

    Data de publicação: 02/12/2025

    Um ponto importante no que se refere à educação é a inclusão de pessoas com deficiência
    (PcD), que tem objetivo de acolher e preservar a diversidade humana. O objetivo deste trabalho é
    analisar aspectos relacionados ao discurso da inclusão de pessoas PcD nas histórias em quadrinhos
    (HQs) da Turma da Mônica, sem prescindir do discurso do entretenimento, que está em sua gênese.
    Para isso, lança-se mão do constructo teórico e metodológico, por meio de análise de discurso
    Pecheutiana (AD) e, logo, de alguns dos seus conceitos, como as formações discursivas (FD), a fim
    de que seja analisada a forma-sujeito da inclusão, em recortes e tirinhas denominadas sequências
    discursivas. Conclui-se que os gibis da Turma da Mônica têm abordado a inclusão de forma profícua,
    equilibrando conscientização e entretenimento. Por meio das HQs, o tema da inclusão é naturalizado
    no universo infantil, promovendo a reflexão a respeito de temáticas sociais importantes.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

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