Percepções de pais e professores sobre o envolvimento dos pais na educação infantil e ensino fundamental
O envolvimento de pais na educação escolar é hoje considerado como um aspecto tão importante quanto os outros elementos do processo educativo do indivíduo. Ele é visto como um procedimento que pode levar a grandes melhorias não só da escola enquanto espaço físico como também como um espaço de interações essenciais para o desenvolvimento das crianças e profissionais. O principal objetivo deste estudo foi descrever o que os professores da educação infantil e do ensino fundamental consideravam como pertinentes no que diz respeito ao apoio ao envolvimento dos pais (EP); e sobre a opinião e experiências de um grupo de pais sobre o tema. Examinou-se as percepções de pais e professores sobre as práticas de EP a partir de uma tipologia criada por Joyce Epstein. A análise fatorial dos dados revelou o clima de EP dos professores. Os resultados indicam que os professores tendem a valorizar mais as práticas que incluem a adesão dos pais em atividades que os professores indicam e instruem como fazer ao invés da ajuda dos pais nos processos de ensino-aprendizagem na escola. O padrão revelado pelas percepções dos professores sugere um conhecimento limitado sobre as possibilidades de EP. Os pais destacaram o pouco investimento na inclusão da ajuda efetiva dos pais principalmente no que diz respeito às instruções sobre como os pais podem atender as necessidades educativas das crianças.