• Resumo

    RELAÇÃO VERBO-VISUAL NA LEITURA DE RINOCERONTES NÃO COMEM PANQUECAS

    Data de publicação: 09/09/2024

    O presente artigo analisa a relação entre o visual e o verbal no livro ilustrado Rinocerontes não comem panquecas, escrito por Anna Kemp e ilustrado por Sarah Ogilive, selecionado pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola, edição 2014. O estudo qualitativo contempla análise da composição verbo-visual do livro e do modo como crianças de dois a três anos interagem com o exemplar, com base em Lacerda (2014), Linden (2018), Fittipaldi (2008), Nikolajeva e Scott (2011), Ramos e Paiva (2014), Zilberman (2012), entre outros. Verifica-se que a linguagem verbal, além de trazer dados do enredo, orienta a dimensão visual. A imagem assume aspectos de colaboração com o discurso verbal, ampliando as possibilidades de leitura. O estudo sinaliza que a obra, ainda que  apresente paratextos e trechos do enredo com viés diretivo, contempla a polissemia observada por aproximações e distanciamentos estabelecidos entre as dimensões verbal e visual, pelo emprego das cores, pela configuração do cenário e pelo uso da tipografia, entre outros. Além da análise da narrativa, o artigo contempla a interação de crianças com o objeto livro, ação que revelou o protagonismo infantil frente às linguagens verbal e visual e reforçou que a interação das crianças referenda a polissemia do título.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal