NOVOS OLHARES PARA AS PEDAGOGIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Data de publicação: 30/10/2014
Este artigo analisa as pedagogias de gênero presentes no cotidiano das escolas de educação infantil durante as brincadeiras. Nessa assertiva, lançamos nossos olhares objetivando observar a normalização dos corpos, o poder disciplinador e os discursos docentes vigentes a partir dos aportes teóricos advindos dos Estudos Culturais e de Gênero. Compondo a metodologia, realizamos um Grupo Focal com doze professoras de educação infantil da rede municipal de ensino em uma cidade da Serra Gaúcha/RS. A análise de conteúdo dos dados mostrou que as docentes apresentam dificuldades em saber lidar e falar sobre situações que envolvem sexualidade e identidades de gênero nas brincadeiras infantis. Concluímos que as práticas pedagógicas e as reflexões das docentes estão arroladas em padrões heteronormativos, e percebemos que suas condutas são fruto de uma cultura, de discursos sexistas que são reproduzidos no dia a dia, sem questionamentos. As docentes referem que sentem a necessidade de estarem mais preparadas para lidar com situações do cotidiano escolar infantil que envolvem as questões de gênero, por isso apontamos a formação de professores como essencial neste processo.